CIRCULARES

IX ENCONTRO PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

13 a 16 de agosto de 2017

Primeira Circular

Apresentação

O Encontro Nacional de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA) é um evento bienal promovido por diferentes grupos de pesquisa. Sua nona edição será realizada de 13 a 16 de agosto de 2017 em Juiz de Fora, Minas Gerais, no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Desde 2001 o EPEA vem reunindo e favorecendo a interação entre os pesquisadores de diferentes áreas, com a finalidade de discutir trabalhos de pesquisa recentes e temas de interesse à educação ambiental (EA). Os objetivos que têm norteado a organização e condução dos encontros são:

  • Discutir, analisar e divulgar trabalhos de pesquisa em EA;
  • Aprofundar as discussões sobre as abordagens epistemológicas e metodológicas das pesquisas em EA;
  • Identificar práticas de pesquisa em EA que vêm sendo desenvolvidas no âmbito dos programas de pós-graduação e em outros espaços institucionais e não-institucionais.

O IX EPEA toma como foco a relação entre democracia, políticas públicas e práticas educativas, considerando as questões contemporâneas que atravessam tal relação e que encontram acolhida em diversos grupos de pesquisas do campo da educação ambiental no país.

Dentre as atividades programadas para o evento destacam-se: conferências, mesas redondas, grupos de discussão de pesquisa (GDP); sessões de apresentação de trabalhos completos no formato de comunicações orais. Informações adicionais a respeito da programação do evento serão divulgadas na página do evento.

O público-alvo do IX EPEA é formado por professorxs vinculadxs a programas de pós-graduação, grupos de pesquisa, professorxs, estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadorxs e demais profissionais vinculados ao campo da Educação Ambiental.

Período de envio de trabalhos: 14 de março a 02 de maio (prorrogado), observando o horário de Brasília.

Período de pagamento de inscrição com apresentação de trabalhos:a partir de 15 de maio a 29 de junho de 2017

Período de pagamento de inscrição sem apresentação de trabalhos: 15 de maio até a realização do evento, conforme valores e prazos da tabela abaixo

Obs: trabalhos com mais de um autor devem ser encaminhados apenas pelo primeiro autor, que deve proceder ao pagamento da inscrição no evento. Este deverá fazê-lo por ocasião da aprovação do trabalho até 29/06/2017. Acompanhe o site do evento para ver o procedimento de inscrição e envio de trabalhos.

Submissão de trabalhos

1) Apenas o 1º autor poderá encaminhar trabalhos. Cada participante poderá encaminhar apenas um trabalho como 1º autor. Não encaminhe trabalhos nos quais é co-autor.

2) Os trabalhos deverão ser encaminhados no formato .doc ou .docx em dois arquivos separados:

Arquivo 1: Versão sem identificação dos autores - trabalho completo sem os nomes dos autores e de suas instituições.(.doc ou .docx)

Arquivo 2: Trabalho completo na forma em que será publicado (.doc ou .docx).

Tipos de trabalhos

Os trabalhos a serem apresentados devem caracterizar pesquisa em Educação Ambiental, de acordo com um dos seguintes tipos:

Trabalho de natureza empírica: apresentação de pesquisa, finalizada ou em andamento, baseada em referenciais teóricos, contendo revisão de literatura pertinente, objetivos/questões de pesquisa, análise de dados, discussão de resultados e conclusões.

Trabalho de natureza teórica: ensaio crítico devidamente fundamentado em literatura de pesquisa pertinente, apresentando objetivos/questões de pesquisa, articulações e argumentos teóricos consistentes, conclusões e indicação de implicações para o campo da Educação Ambiental.

Não serão aceitos projetos de pesquisa e relatos de experiência.

Formato de apresentação:comunicação oral

Normas para formatação dos textos:

Os trabalhos poderão ser escritos em português, espanhol ou inglês. O texto deve estar em formato compatível com o Word for Windows, fonte Times New Roman, corpo 12, espaço simples, sem espaço entre parágrafos; alinhamento com as margens esquerda e direita (justificado) e recuo de 1,25cm no início de cada parágrafo. O texto deve conter até 12 páginas em formato A4 e margens superior, inferior e laterais de 3 cm. Na primeira página do texto deve constar o título completo do trabalho, centralizado e em negrito, seguido dos nomes dos autores acompanhados da sigla de suas instituições - estes, com formatação alinhada à margem direita. Não esqueça de retirar os nomes e instituições na versão sem identificação (Arquivo 1). O resumo deve estar no idioma em que o trabalho foi escrito, seguido do resumo em inglês - abstract-quando não for este o idioma escolhido. Resumo e abstract devem conter até 150 palavras. Indicar na sequência três palavras-chave/ keywords (nos dois idiomas, quando for o caso). No caso de pesquisas empíricas, o resumo deve apresentar brevemente e de forma clara os objetivos, a metodologia e os resultados mais importantes. O resumo não precisa incluir referências. As palavras-chave e keywords devem refletir da melhor maneira possível a temática do estudo. As citações no texto e as referências devem seguir rigorosamente a última versão das normas da ABNT. As normas escolhidas devem ser uniformes ao longo de todo o texto. Nos casos indicados abaixo, em que a ABNT oferece opções, o trabalho deverá adotar as orientações que se seguem:

1. As citações devem ser indicadas no texto pelo sistema de chamada autor-data. Exemplo: Segundo Sobrenome (2000) ou (SOBRENOME, 2000).

2. As referências devem aparecer em "Referências" e só devem apresentar aquelas que foram citadas no transcorrer do texto.

3. O recurso tipográfico itálico deve ser utilizado para destacar o elemento título das obras, de acordo com a norma.

4. As notas devem ser colocadas no rodapé da página.

5. Exemplo de formatação da primeira página:

Título do trabalho enviado ao IX EPEA

Maria Autora da Silva - ABCD

José Autor Brasileiro - CDEF, campus GH

Resumo: texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto text texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto text texto texto texto texto texto

Palavras-chave: educação ambiental; pesquisa; texto

Abstract: text text text text text text text text text text text text text text text text text text tex text text text tetext ext text text texttext text text xt textxt t text text text text teext teext text tetext text texxt text text tex text text text text text text text text text text text text text text text text text text text text text text text text text text text text

Keywords: environmental education; research; text

1. Introdução

Texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto.....

Site do evento: nonoepea.webnode.com

Mais informações pelo email: nonoepea@gmail.com

Todos os trabalhos apresentados serão publicados na íntegra nos Anais do evento.

Contamos com sua ajuda na divulgação do IX EPEA e com sua participação.

GEA/UFJF

P/ Comissão Organizadora do IX EPEA